sábado, 31 de dezembro de 2011
ORÇAMENTO 2012
sábado, 24 de dezembro de 2011
BOAS FESTAS

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
MUDA INFORMA

Alandroal: Município Apresentou Potencialidades do Concelho a Investidores e Definiu Estratégias de Actuação Futura
Promover o concelho de Alandroal como um local apetecível para os investidores privados, evidenciando os seus factores de competitividade, através do testemunho de empresas e empresários de sucesso que já estão implementados no concelho. Foi este o mote para o “1º Encontro Empresarial do Alandroal – Associativismo, Empreendedorimo e Dinâmicas Empresariais”, que decorreu no Fórum Cultural de Alandroal no passado dia 10 de Dezembro.
Organizado pela Autarquia local, em colaboração com a Confederação Industrial de Portugal (CIP), representada pelo seu presidente, António Saraiva, o encontro contou ainda com a colaboração da Associação de Beneficiários do Lucefecit, da Cooperativa Agrícola de Alandroal e da Cooperativa Agrícola de Santiago Maior.
Este fórum de debate e reflexão sobre as potencialidades económicas do concelho assentou na partilha de testemunhos dos empresários locais e contributos de empreendedores convidados. As “Boas Práticas de Gestão Empresarial como Factores de Sucesso da Economia” e a “Expansão para Novos Mercados e Atracção de Novos Investimentos” foram alguns dos temas debatidos por painéis compostos por experientes empresários, como o Eng. Luis Bulhão Martins (Sociedade Agrícola da Herdade do Pigeiro, Lda.), o Eng. Pedro Pontes (Famex) ou Eng. Carlos Ganopa (Cinterqual).
Também a ALANDAL, através do Dr. Vítor Aguiar e a ALANDROMAR representada pelo Eng. João Saúde, apresentaram as suas experiências de duas empresas instaladas no Alandroal viradas para a exportação, sendo que no caso da ALANDAL, a totalidade da produção se destina ao mercado externo.
A importância da criação de uma associação local de empresários e a criação de uma marca de qualidade do Alandroal, consubstanciada na aposta no sector agro-industrial do concelho, foram duas das principais conclusões do encontro, que teve um balanço final largamente positivo.
António Saraiva, presidente da CIP, referiu que “é de louvar esta iniciativa da Câmara de Alandroal porque denota um esforço de inverter a tendência de esquecimento a que o Alentejo tem sido votado. Ao longo das últimas décadas o Alentejo tem sido um pouco esquecido e isso levou ao abandono das pessoas e à não fixação das empresas. Isso tem que ser invertido. É preciso que as Autarquia façam esse esforço, como a Câmara de Alandroal está a fazer, para que se possa preparar um futuro melhor para esta zona do país”.
João Grilo, presidente do município alandroalense, salientou que este encontro “ajudou a definir para onde queremos ir, condição fundamental para escolher as estratégias que nos levem até esse destino no médio e longo prazo”. “Estamos apostados em ajudar os empresários a desenvolver a economia local e a criar emprego no concelho”, referiu ainda o autarca.
Recorde-se que o concelho de Alandroal apresenta um conjunto de factores, até aqui pouco explorados, que o tornam um local com enormes potencialidades para a localização de empresas. A proximidade com Espanha, as boas acessibilidades, os bons indicadores ambientais e os vários apoios que a Autarquia tem para oferecer aos empresários que se queiram fixar no concelho, são alguns dos pontos fortes.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
MUDA ESCLARECE
Temos problemas sérios e grandes desafios pela frente. Todos os esforços que fizermos em conjunto são fundamentais para um futuro melhor e as vozes da calúnia, da difamação, da mentira e da divisão devem ser combatidas por todos os que querem o melhor para o concelho do Alandroal.
Assim, o MUDA vem esclarecer o seguinte:
Este NÃO É UM ÓRGÃO DE NATUREZA POLÍTICA, quem lá está só se representa a si próprio e ninguém está rotulado e é nesse espírito que os presentes aceitaram o convite.
Este é um órgão NÃO VINCULATIVO, de natureza informal que apenas se destina a criar mais um espaço onde o presidente possa ouvir pessoas que normalmente não estão próximas da câmara mas que podem contribuir para aumentar a discussão e a troca de ideias. NINGUÉM GANHA DINHEIRO POR LÁ ESTAR!
Foram convidadas pessoas de todos as sensibilidades, de todas as idades, de todas as zonas do concelho e de fora dele. A escolha não foi, nem podia ser, exaustiva e é natural que vão entrando novos membros ao longo do tempo;
Este é um órgão criado POR INICIATIVA DO PRESIDENTE DA CÂMARA, logo, é natural que, num primeiro momento, tenham nele assento pessoas directamente convidadas por este;
Contudo, de acordo com o regimento proposto, QUALQUER CIDADÃO pode vir a fazer parte deste conselho desde que proposto pelos seus membros e aprovado pela maioria dos mesmos. Ou seja, ATÉ PODIA SER, MAS NÃO É O PRESIDENTE GRILO QUE VAI DECIDIR QUEM ENTRA OU NÃO ENTRA.
Os vereadores, membros da assembleia municipal e Presidentes de Junta dispõem de outros tempos e espaços para discutir com o Presidente da Câmara as matérias da governação do concelho;
Os dirigentes associativos, dirigentes dos bombeiros, agrupamento de escolas, etc. também dispõem de outros fóruns onde reúnem com regularidade com o Presidente da Câmara (Rede Social, Conselho Municipal de Educação, Protecção Civil, etc.);
O MUDA congratula-se por o Alandroal ser o primeiro concelho da região a instalar um “órgão” desta natureza, num sinal claro do Presidente da Câmara de abertura à sociedade civil, de capacidade de envolvimento e diálogo, postura fundamental nos tempos que correm.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
ENCONTRO EMPRESARIAL

Alandroal: Autarquia Reúne Empresários e Industriais para Debater Oportunidades de Investimento no Concelho
A vila de Alandroal, no distrito de Évora, prepara-se para receber o “I Encontro Empresarial de Alandroal – Associativismo, Empreendedorismo e Dinâmicas Empresariais”, iniciativa promovida pela autarquia local em colaboração com a Confederação da Industria Portuguesa, representada pelo seu presidente, António Saraiva, os principais agentes económicos do concelho e potenciais investidores. Este fórum de debate e reflexão sobre as potencialidades económicas do concelho vai ter lugar no próximo dia 10 de Dezembro, no Fórum Cultural Transfronteiriço.
A iniciativa, primeira do género realizada no concelho e aberta a todos os empresários e investidores, assenta na partilha de testemunhos dos empresários locais e contributos de empreendedores convidados. A Câmara Municipal de Alandroal pretende assim promover o concelho como um local apetecível para os investidores privados. Entre os vários factores de diferenciação que o concelho tem para oferecer, destacam-se o facto de ser um dos municípios de Alqueva, os bons indicadores ambientais e a proximidade a Espanha que fazem com que a agricultura, as agro-industriais, o turismo e as energias alternativas representem boas possibilidades de investimento. A tudo isto, junta-se todos os apoios que o Município tem para oferecer aos potenciais investidores.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Joao Grilo, “o momento actual é muito difícil, como todos sabemos. No entanto, não podemos ficar parados e, muito pelo contrário, devemos, em conjunto, procurar as soluções que possibilitem o crescimento económico do concelho”.
ALANDROAL CONVIDA ESPECIAL NATAL

“Alandroal ConVida – Especial Natal” Dinamiza Comércio Local em Época Natalícia
Com o objectivo de levar os munícipes a fazer as suas compras de Natal no comércio local e, deste modo, contribuir para a dinamização da economia do concelho, a Câmara Municipal, em colaboração com os comerciantes aderentes, vai lançar uma campanha designada “Alandroal Convida – Especial Natal”.
Na prática, a iniciativa, que vai decorrer durante todo o mês de Dezembro, consiste na criação de um conjunto de descontos especiais nesta época natalícia em todos os estabelecimentos aderentes.
Além disso, por cada 10€ em compras realizadas nesses estabelecimentos terá direito a uma senha de participação no sorteio de um prémio de 500€ em compras nos estabelecimentos aderentes, oferecido pelo Município de Alandroal.
“Alandroal ConVida – Especial Natal” é uma iniciativa que faz parte da estratégia de proximidade que a Câmara Municipal de Alandroal tem vindo a desenvolver com os agentes económicos locais, com o objectivo de, em conjunto, promoverem e desenvolverem a economia local e melhorarem a qualidade de vida da população.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
AINDA O IMI 2012
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
MUDA INFORMA

sábado, 26 de novembro de 2011
BALANÇO DE 2 ANOS DE GESTÃO DO MUDA NA CAMPANÁRIO TV

domingo, 20 de novembro de 2011
INCOERÊNCIA POLÍTICA NA VOTAÇÃO DO IMI
sábado, 12 de novembro de 2011
ESTAMOS CONTIGO!
A manhã do passado dia 04 de Novembro, sexta-feira, deixou-nos a todos em sobressalto com a notícia do grave acidente de viação que o nosso companheiro Joaquim Galhardas sofreu.
O MUDA deve a todos os seus apoiantes aquilo que representa e onde chegou.
Mas deve mais àqueles que nos momentos mais difíceis souberam estar do lado certo e assim contribuíram de forma decisiva para a mudança neste concelho.
Ninguém personifica esse espírito melhor que o Joaquim.
Pelo seu exemplo de integridade, honestidade, abnegação e espírito de sacrifício em nome do bem comum tem dado lições de vida a todos nós.
A sua entrega total e absoluta ao trabalho e às causas que abraça têm sido uma fonte de inspiração para todos nós na árdua tarefa de prestar serviço público nos tempos que vivemos.
Neste momento difícil para ele e para a família queremos afirmar que estamos todos ao seu lado nesta luta que, estamos certos, ele vai vencer com a mesma garra e determinação com que sempre enfrentou tudo na vida.
domingo, 16 de outubro de 2011
PARA REFLECTIR: 2 anos de MUDAnça!
PATRIMÓNIO EM DESTAQUE NA CMA

Na sessão de boas-vindas, os cerca de 40 membros da associação que se deslocaram ao Alandroal, trocaram ideias com o presidente da Autarquia, João Grilo, que aproveitou para dar a conhecer alguns dos projectos de requalificação de património arquitectónico, actualmente em execução no concelho de alandroal. Além da reunião com o presidente da Autarquia alandroalense, os membros da associação visitaram ainda os castelos de Alandroal e Terena e a Fortaleza de Juromenha.
O Alandroal é reconhecidamente um concelho com um património histórico e arquitectónico riquíssimo, mas onde existe muito trabalho ainda por fazer, de forma a tornar esse património atractivo. A requalificação do espaço público do Castelo de Alandroal, que vai arrancar muito em breve, a requalificação da Capela da Boa Nova, que está a ser preparada em conjunto com a Direcção Regional de Cultura, ou ainda a aprovação do Plano de Salvaguarda de Juromenha e do respectivo projecto para a Fortaleza, são exemplos de acções em curso com o objectivo de ordenar e requalificar o património do concelho de Alandroal.Francisco Sousa Lobo, presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, afirmou que “a associação está no terreno há muitos anos, sempre a trabalhar com o objectivo de promover a protecção preservação do património histórico do nosso país. Conhecemos o concelho de Alandroal há vários anos mas, infelizmente, notávamos um certo abandono em relação aos castelos. Felizmente que essa situação se está a alterar e que existe vontade politica de requalificar esse património e de o devolver à população e a todos aqueles que o desejem visitar”.
Câmara Municipal de Alandroal
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
MUDA INFORMA
Recorde-se que a obra de reconversão desta escola, da responsabilidade da Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) (90%), que lançou a obra, e da Câmara Municipal (10%) foi iniciada em 2007 com prazo de execução de 24 meses, e previa a construção de um novo pavilhão gimnodesportivo, assim como dos arranjos exteriores ainda por realizar.
Quando o actual executivo tomou posse a obra encontrava-se num impasse, como muitas outras, a câmara ainda não tinha pago os 10% que lhe correspondiam (situação entretanto regularizada) e a DREA afirmava já não dispor dos cerca de 900 mil euros necessários para a concluir.
Desde esse momento que a Autarquia tem vindo a desenvolver esforços junto da DREA, da CCDR e do próprio governo para que se encontre uma solução que permita a conclusão da obra, mostrando inclusive este executivo a disponibilidade desde o primeiro momento para assumir essa responsabilidade desde que sejam encontrados os correspondentes fundos comunitários.
Actualmente, e tendo em conta as condições de segurança do antigo pavilhão gimnodesportivo da escola de Alandroal, a Autarquia não pode ter outra posição que não seja concordar com o encerramento do pavilhão. A segurança dos alunos, professores e pessoal auxiliar tem que vir em primeiro lugar.
O Município já iniciou contactos com os novos representantes governativos no sentido de que este impasse se resolva com a maior brevidade possível.
sábado, 1 de outubro de 2011
MUDA INFORMA
Alentejo: Câmara de Borba lidera lista de piores pagadores
30 de Setembro de 2011
A autarquia de Borba demora, em média, 733 dias a pagar aos seus fornecedores. Apesar de ter reduzido o prazo em 36 dias face ao primeiro trimestre deste ano (769), os dados colocam o Município presidido por Ângelo de Sá (PS) como o pior pagador na região Alentejo.
Em Vila Viçosa registou-se um aumento face ao último estudo, ainda que pouco significativo. A autarquia calipolense demora 174 dias a pagar, contra os 164 verificados anteriormente.
Os concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Évora e Portalegre diminuíram o prazo médio de pagamento. Registaram-se aumentos nos concelhos de Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Reguengos de Monsaraz e Vendas Novas.
Quanto às capitais de distrito do Alentejo, Évora lidera, seguida de Portalegre e Beja. Porto Santo (Madeira) é o pior pagador a nível nacional, com um prazo médio de 1 401 dias.
As autarquias com pagamentos inferiores a 90 dias não constam da lista.
Os dados foram hoje divulgados no site da Direcção-Geral das Autarquias Locais e apresenta a lista dos municípios com prazo médio de pagamento superior a 90 dias. O universo é de 305 municípios. Portugal tem actualmente 308 concelhos.
Distrito Évora
Borba – 733 (769)
Alandroal – 182 (216) (435 em 31/09/2009)
Montemor-o-Novo – 182 (169)
Vila Viçosa 174 (164)
Reguengos de Monsaraz 135 (108)
Vendas Novas 129 (126)
Estremoz 106 (113)
Legendas:
( ) – Dados do primeiro trimestre de 2011
Verde - Reduziram média de pagamentos
Vermelho- Aumentaram média de pagamentos
Consulte aqui os dados da Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL) publicados no Portal Autárquico
domingo, 25 de setembro de 2011
MUDA INFORMA
Alandroal: Município oferece manuais escolares a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico
20 de setembro de 2011, 11:20
@Lusa
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
MUDA ESCLARECE

A coberto do mais cobarde anonimato, algumas pessoas estão a tentar lançar confusão e mentira sobre algumas aquisições por ajuste directo da Câmara Municipal de Alandroal, todas elas devidamente justificadas e enquadradas em candidaturas a fundos comunitários que suportam a maior parte do investimento.
Só por manifesta má fé se tenta passar a ideia de que é dinheiro que sai na sua totalidade dos cofres da câmara.
O pior é que quem isto afirma, sabe muito bem o estado de degradação financeira em que a câmara ficou e que esta é a única forma do Município fazer investimentos!
1º Exemplo:
Município de Alandroal • Solercine - Projectos e Equipamentos Cinematográficos e Audiovisuais, Lda. AQUISIÇÃO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE CINEMA DIGITAL 3 D PARA A SALA DO FORÚM CULTURAL TRANSFRONTEIRIÇO DE ALANDROAL 71.345,17€ 31-05-2011
Este equipamento é financiado em 70% pela Rede “Terras do Sol”, candidatura conjunta de vários municípios do Alentejo Central;
Ou seja, o município vai pagar apenas 21.403,55€ por este equipamento;
Na mesma candidatura foram adquiridos equipamentos idênticos e nas mesmas condições pelos municípios de Redondo, Reguengos de Monsaraz e Portel;
O equipamento a ser instalado permite a exibição de qualquer filme em suporte digital e não apenas em 3D;
As distribuidoras de filmes vão abandonar muito em breve a distribuição de filmes em película (“bobines”) no circuito comercial, passando toda a distribuição a ser feita em suporte digital.
O suporte digital é mais fácil de distribuir, mais fiável e com menores custos associados, quer de transporte quer de exibição e representa um extraordinário salto qualitativo do ponto de vista do espectador;
Por tudo isto, o MUDA não pode tomar outra posição que não seja o apoio incondicional a esta opção estratégica do executivo camarário, que mostra capacidade de antecipar acontecimentos e fazer as opções correctas sem comprometer o futuro do concelho.
sábado, 20 de agosto de 2011
MUDA INFORMA


Bombeiros Voluntários de Alandroal já têm embarcação de resgate e salvamento
Autarquia entregou embarcação, equipamento de mergulho e cursos de preparação
A partir de hoje os Bombeiros Voluntários de Alandroal já podem contar com um barco de resgate e salvamento para operar na área do concelho, nomeadamente, no Lucefecit e em Alqueva, onde o município tem mais de 60 km2 de margem. A embarcação, disponibilizada pela Câmara Municipal de Alandroal através do Serviço de Protecção Civil, era há muito desejada pela corporação, que era uma das poucas do distrito de Évora a não dispor deste tipo de equipamento.
Trata-se de uma embarcação semi-rígida, com cerca de 5 metros e capacidade para dez pessoas, especialmente concebida para navegar em águas paradas, em serviços de salvamento, prevenção e emergências. Além do próprio barco, o pacote de equipamento entregue pela autarquia alandroalense, contempla ainda dois conjuntos completos para mergulho e um curso de formação para quatro pessoas.
A embarcação, com o valor de cerca de 40 mil euros, é financiada em 70% por fundos comunitários, através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), no âmbito do “Projecto Estruturante para o Desenvolvimento das Terras do Grande Lago Alqueva - PEGLA”, aprovado em 2008 e liderado pela Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva (ATMTGLA), de que o município de Alandroal faz parte.
Por ocasião da cerimónia de entrega da embarcação, que decorreu hoje ao final da tarde no quartel dos Bombeiros Voluntários de Alandroal, o Presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, afirmou que “para a autarquia esta é uma forma de demonstrar o nosso apreço e reconhecimento pela acção nobre e meritória dos bombeiros voluntários, assim como pelo enorme esforço que a direcção e o corpo activo fazem para estar perto das populações, apesar das dificuldades com que se debatem neste momento particular”. “Pela nossa parte, estaremos sempre ao lado dos bombeiros para ajudar no que for possível” afirmou ainda o autarca.
Nesta linha, foi recentemente celebrado um protocolo de colaboração entre as duas entidades que vem criar mecanismos regulares de apoio e cooperação. Para além disso, o município suporta ainda 50% dos vencimentos da Equipa de Intervenção Permanente, constituída por 5 elementos.
domingo, 14 de agosto de 2011
ALANDROAL EM NOTÍCIA
Sistema do Alandroal tem 30 anos
Um milhão para requalificar rede de água
A Câmara Municipal do Alandroal vai investir, mais de um milhão de euros, na requalificação da rede de abastecimento de água e saneamento do concelho, para melhorar um sistema com 30 anos e com graves deficiências.
Em comunicado, a autarquia informou já ter aprovado três projectos de requalificação, sendo que vai contar com financiamento comunitário. A requalificação vai abranger as localidades de Aldeia de Pias, Aldeia da Venda, Casas Novas de Mares, Ferreira de Capelins e Montejuntos e a ampliação da rede de saneamento de Casas Novas de Mares. Segundo a autarquia, estes três projectos e outros, ainda em elaboração, totalizam um investimento total de 4,4 milhões de euros e deverão estar concluídos até 2013. Com estes investimentos, a Câmara quer "contribuir para a melhoria do serviço prestado à população".MUDA CONVIDA!


Festas de Setembro e Semana da Juventude 2011 em Alandroal: Manter tradições e apostar na juventude sem esquecer a sustentabilidade
A partir do próximo dia 31 de Agosto, e até dia 5 de Setembro, o Alandroal volta a encher-se de luz, cor, alegria e animação, com a Semana da Juventude e as Tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição.
O município tem vindo a conseguir reduzir sucessivamente os orçamentos das festividades cuja organização tem a seu cargo, fruto de uma planificação mais exigente, de um maior envolvimento dos agentes locais e do recurso a fundos comunitários, como já aconteceu com o Festival “Por Terras do Endovélico”. Sem esquecer que as festas tradicionais são também importantes momentos de promoção do concelho e de dinamização da economia local, o município não separa a procura da sustentabilidade dos eventos das preocupações com o momento que o país vive e cujas ondas de choque também se fazem sentir no Alandroal.
O presidente da autarquia alandroalense, João Grilo, refere que “tudo o que conseguirmos poupar nas festividades – sem comprometer e qualidade e a dignidade das mesmas – pode ser canalizado para questões sociais mais prementes como o apoio às famílias, às crianças e aos idosos”. “Penso que os nossos munícipes compreendem e apoiam esta política da autarquia, importante em qualquer momento mas fundamental nos tempos que agora vivemos”, afirmou ainda João Grilo.
Assim, para os dias 31 de Agosto e 1 e 2 de Setembro, dedicados em especial à juventude, a Câmara Municipal de Alandroal, em colaboração com as associações do concelho, preparou um programa especialmente dedicado aos jovens, mas que promete agradar a todos. Concertos, animação nocturna com Dj´s nacionais e locais, garraiadas e actividades desportivas, são alguns dos eventos preparados para o Festival da Juventude. A noite de sexta-feira, dia 2 de Setembro, reserva ainda uma grandiosa Corrida de Toiros, onde actuarão alguns dos melhores cavaleiros nacionais.
Já para as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, a autarquia preparou um programa amplamente diversificado, em que todos vão encontrar motivos para sair à rua e participar nas festividades. O momento alto é esperado na noite de Sábado, num concerto inédito e único, que vai juntar em palco a banda “Anjos” e a fadista Mafalda Arnauth.
As tasquinhas tradicionais, os bares, bem como várias outras manifestações culturais, de onde destacamos a actuação da Banda do Centro Cultural de Alandroal acompanhada da Orquestra Ligeira da Quinta do Anjo, completam um cartaz repleto de motivos de interesse para todos os alandroalenses e para todos aqueles que visitam o concelho nesta altura. Consulte o programa detalhado em www.cm-alandroal.pt ou em www.facebook.com/cmalandroal.
Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal
ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ESCLARECIMENTO CMA

Face a alguns problemas que têm ocorrido no abastecimento de água, sobretudo na freguesia de Santiago Maior, a Câmara Municipal de Alandroal lança o seguinte esclarecimento:
Como todos sabemos, o consumo de água por parte da população dispara nos meses de verão,chegando, em muitos casos, a triplicar em relação aos consumos de inverno.
O sistema de abastecimento que serve as populações do concelho não sofreu qualquer melhoria ou ampliação nos últimos 30 anos, enquanto o número de utilizadores e os correspondentes consumos foram sempre aumentando até hoje, pelo que o sistema se encontra ultrapassado e desajustados das necessidades actuais.
Ao mesmo tempo, as condutas existentes estão envelhecidas, não comportam o caudal necessário em determinados períodos de ponta, e são frequentes as roturas na rede de água dada a antiguidade das mesmas.
Por outro lado as reservas hídricas dos furos começam a apresentar sinais de sobre-exploração nas épocas mais exigentes, ou seja, no verão.
Ao entrar no sistema das Águas do Centro Alentejo, em 2003, o município assumiu a realização de obras na rede “em alta” (condutas adutoras), designadamente a eliminação de picagens, de modo a que estas pudessem ser recebidas por esta empresa para reconversão. Estas obras só se iniciaram de forma consistente neste mandato.
Por outro lado, no que diz respeito à rede “em baixa” (condutas de distribuição) – que continuará a ser da responsabilidade do município – e onde as necessidades de remodelação e ampliação são prementes e já eram urgentes há 10 anos, constatámos que não existia na câmara qualquer projecto de execução elaborado.
Assim, este executivo definiu de imediato como prioritária a intervenção nesta área.
No Documento de Enquadramento Estratégico, elaborado para o sector das águas no início do mandato, foi definido que será necessário um investimento total de 4,4 milhões de euros até 2013.
Neste momento estão já elaborados e submetidos a candidatura projectos no valor de 1 milhão de euros que procuram resolver os maiores problemas de abastecimento em Santiago Maior, Ferreira de Capelins e Montejuntos. O município apenas aguarda a aprovação do correspondente financiamento comunitário para arrancar com as obras.
Porem a curto prazo, e até que a realização das obras de remodelação do sistema traga os benefícios necessários, é fundamental a adopção por todos nós de procedimentos que permitam a redução e controlo dos nossos consumos de água.
O Município lança o apelo à população que adopte comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, moderando o consumo de água nos meses de verão, eliminando gestos como as lavagens de carros ou rega de quintais. Ao reduzir o consumo, a qualidade do serviço melhora substancialmente, uma vez que o sistema não vai estar a operar em sobrecarga. Se cada um gastar menos, sobra mais para todos e com melhor qualidade.