Seguir por Email

domingo, 16 de outubro de 2011

PATRIMÓNIO EM DESTAQUE NA CMA

“Dia dos Castelos” Assinalado no Alandroal com Visita da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos

2011-10-11 | Patrimonio
# A Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Organização Não Governamental fundada em 1983 que se dedica à protecção e preservação do património arquitectónico e histórico, foi recebida pela Câmara Municipal de Alandroal, no passado dia 8 de Outubro, para uma visita de trabalho que assinalou o Dia Internacional dos Castelos.

Na sessão de boas-vindas, os cerca de 40 membros da associação que se deslocaram ao Alandroal, trocaram ideias com o presidente da Autarquia, João Grilo, que aproveitou para dar a conhecer alguns dos projectos de requalificação de património arquitectónico, actualmente em execução no concelho de alandroal. Além da reunião com o presidente da Autarquia alandroalense, os membros da associação visitaram ainda os castelos de Alandroal e Terena e a Fortaleza de Juromenha.
O Alandroal é reconhecidamente um concelho com um património histórico e arquitectónico riquíssimo, mas onde existe muito trabalho ainda por fazer, de forma a tornar esse património atractivo. A requalificação do espaço público do Castelo de Alandroal, que vai arrancar muito em breve, a requalificação da Capela da Boa Nova, que está a ser preparada em conjunto com a Direcção Regional de Cultura, ou ainda a aprovação do Plano de Salvaguarda de Juromenha e do respectivo projecto para a Fortaleza, são exemplos de acções em curso com o objectivo de ordenar e requalificar o património do concelho de Alandroal.
Francisco Sousa Lobo, presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, afirmou que “a associação está no terreno há muitos anos, sempre a trabalhar com o objectivo de promover a protecção preservação do património histórico do nosso país. Conhecemos o concelho de Alandroal há vários anos mas, infelizmente, notávamos um certo abandono em relação aos castelos. Felizmente que essa situação se está a alterar e que existe vontade politica de requalificar esse património e de o devolver à população e a todos aqueles que o desejem visitar”.

- Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Alandroal

Sem comentários: