segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MUDA INFORMA



“Apoiar e Crescer em Tempo de Crise”

Câmara do Alandroal Mais Próxima dos Munícipes com Dificuldades


O agravamento das condições socioeconómicas das famílias e das empresas exige uma intervenção imediata das Autarquias, tanto ao nível do apoio social e comunitário, como ao nível do empreendedorismo e investimento privado. A Câmara Municipal de Alandroal procurou ter uma resposta rápida para os problemas que acompanham a crise que atravessamos e preparou um conjunto de quatro novos regulamentos municipais que vão apoiar os seus munícipes nestes tempos difíceis.

Os quatro novos regulamentos de apoio (Regulamento de Intervenção Social a Estratos Sociais Desfavorecidos no Concelho de Alandroal, Regulamento Alandroal ConVida, Regulamento de Apoio aos Empresários e Investidores no Concelho de Alandroal e Regulamento Municipal de Apoio Social a Melhorias Habitacionais no Concelho de Alandroal) pretendem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias do concelho, por um lado, e incentivar a fixação de empresas e jovens casais, por outro.

Apoios no arrendamento ou na aquisição de bens alimentares de primeira necessidade, em articulação com o comércio local, a par de um reforço das ajudas na educação e na melhoria das condições de habitabilidade estão entre os incentivos para os estratos sociais mais desfavorecidos.

Isenção ou redução das taxas e preços municipais para fixação de novas empresas ou novos investimentos em função dos postos de trabalho criados, reduções na taxa de derrama, na aquisição de terrenos e bonificações para jovens empresários constituem alguns dos novos incentivos para quem investir no concelho.

Também a fixação da população e a captação de novos munícipes merecem um conjunto de incentivos especiais, nomeadamente ao nível da construção ou aquisição de casa própria ou no momento do nascimento.

Para que todos os munícipes e investidores possam conhecer os novos regulamentos e solicitar os apoios correspondentes a autarquia preparou o caderno especial “Apoiar e Crescer em Tempo de Crise” que será amplamente distribuído no concelho e onde estes e outros apoios que já são prestados são explicados de forma clara.

João Grilo, o presidente da Autarquia alandroalense referiu que “apesar das dificuldades próprias do município, os apoios não podem faltar onde mais falta fazem” e afirmou que é preciso “fazer um exercício ainda mais profundo de definição de prioridades para encontrar os mais de 400 mil euros anuais previstos para todos estes apoios”.

Já decidida está a redução nos apoios a festividades e nos próprios eventos promovidos pela Autarquia. Assim, o festival “Por Terras do Endovélico” passará a realizar-se com periodicidade bianual e não se realizará em 2012.

Poderá consultar o documento na integra no site da Câmara de Alandroal, em http://www.cm-alandroal.pt/.


Fonte: Gabinete de Imprensa da CMA

Sem comentários: