segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ENCERRADO CICLO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS


Depois de seis apresentações em todas as freguesias numa semana (Domingo 06/09 a Domingo 13/09), o balanço a fazer é profundamente positivo.
Ao optarmos por esta forma de apresentação em vez da tradicional apresentação única de todos os candidatos procurámos o contacto directo, a proximidade e a interacção com as populações das freguesias no seu ambiente e na sua realidade.
Fomos até junto das pessoas, apresentámos as nossas propostas, demos a cara pelo que defendemos e sujeitámo-nos à crítica directa. Falou-se dos problemas que o concelho continua a enfrentar. Ouvimos o que as pessoas tinham para nos dizer. Em todos os locais houve participação, em alguns locais as intervenções foram muito acima do esperado.
Não só não nos arrependemos desta opção como temos a certeza que ela se revelou profundamente gratificante.
Encontrámos o que de certo modo estávamos à espera: populações cansadas de não ser ouvidas, de ver as suas necessidades básicas ignoradas e cansadas de promessas eternamente adiadas. Populações que em 8 anos não viram mudanças significativas nas suas freguesias. Populações que têm extrema dificuldade em ver e sentir o desenvolvimento do concelho que tanto se apregoa aqui pelo Alandroal. Alguém dizia em Santiago Maior: “já tiveram demasiado tempo para mostrar trabalho e não o fizeram, já chega!”
Mas encontrámos também muita esperança numa mudança de rumo e muita confiança naqueles que se propõem dar corpo a essa mudança!
Nas freguesias onde há duas localidades pediram-nos para passarmos também pela outra e assim iremos, ao longo desta semana, de um modo ainda mais informal, conversar com os nossos amigos de Ferreira de Capelins, Hortinhas e Rosário.
Muito obrigado a todos pela vosso participação e pela confiança que depositam no movimento.
Nos posts seguintes apresentamos as listas de candidatos acompanhadas de uma pequena reportagem fotográfica de cada evento.

Sem comentários: