sexta-feira, 10 de julho de 2009

ESCLARECIMENTO

Já aqui escrevi sobre o poder de propagar mentiras que os comentários anónimos em blogues podem ter. Já escrevi que eles servem sobretudo quem quer lançar a confusão, a dúvida e a incerteza.
Lamento que ao abrigo do mais cobarde anonimato, alguns se esforcem por fazer com que uma mentira repetida muitas vezes se transforme em verdade.
Lamento ter que voltar ao assunto porque a isso sou obrigado.
Lamento ter que vir aqui fazer esclarecimentos sobre comentários anónimos que deviam merecer o mais profundo repúdio de qualquer um de nós. Mas que ainda deixam dúvidas em muitos.
Lamento que até hoje tudo o que se possa entender como “oposição” ao movimento se revista desta forma, não tendo aqueles que eventualmente se sintam visados pela nossa acção a coragem e a frontalidade de nos criticar e assinar por baixo, como nós aqui o fazemos.
Mas enfim, aqui vai um esclarecimento a todos:

Como é sobejamente conhecido, o MUDA apresentou a sua candidatura no Alandroal, no dia 28 de Junho, nas Pirâmides de S. Pedro com a presença de cerca de 400 apoiantes;

Não houve qualquer outra apresentação pública do movimento em qualquer outro momento ou espaço;

No dia 03 de Julho, o cabeça de lista do movimento, João Grilo, promoveu uma conversa informal com a comunicação social regional para falar do movimento. Por razões de conveniência aos jornalistas envolvidos, o almoço realizou-se em Évora, no ÉvoraHotel. Estiveram presentes cinco jornalistas. À conversa seguiu-se um almoço igualmente informal. Pelo almoço o movimento pagou 80 euros. Este é um procedimento normal em qualquer estratégia de comunicação. Não foi um evento público. Não tem que ser noticiado. O que interessa são as peças de informação que dele resultam, e que felizmente, estão a sair. Como é que se pode pensar que se pretendia fazer segredo deste evento?

Da conversa, resultaram as peças publicadas sem qualquer interferência do MUDA nos textos ou nos destaques efectuados pelos jornalistas. O almoço não pagou as notícias!

A Comissão Nacional de Eleições lançou ontem um alerta à comunicação social para que trate todas as candidaturas de modo igual, garantido a todas elas o mesmo espaço de divulgação das suas ideias e objectivos. Porquê este alerta? Porque, ao contrário do que alguns pensam, este direito não está assegurado.

As avenças e publicidades pagas que o Sr. Presidente da Câmara tem acordadas com a maioria dos órgãos de comunicação regionais – pagas por todos nós em milhares de euros – e que tanta exposição lhe garantem de modo regular, acabam por fazer com que a maioria destes órgãos, por “critérios editoriais” ou “falta de espaço não pago” ignorem completamente a mensagem que um movimento independente em luta contra o poder instalado se esforça por fazer passar.

Por isso, se contava que não conseguíssemos a atenção de nenhum órgão de comunicação social. Por isso se contava que esses milhares já tinham comprado o silêncio de todos. Por isso estamos a acabar com o conforto de quem conta que só a sua opinião é que vai ser ouvida! Felizmente, ainda há jornalistas dignos desse nome que procuram fazer um trabalho sério;

Neste movimento temos poucos recursos, por isso, gastamos o pouco que temos da forma mais rentável e profissional possível com o máximo de respeito por todos. E é assim que vamos continuar a trabalhar. Porque é assim que queremos começar a trabalhar na câmara a partir de Outubro;

Gostaria de nunca mais ser obrigado a fazer este tipo de esclarecimentos.
Está nas vossas mãos. Basta não acreditarem em tudo o que vos dizem, muito menos de forma anónima!

João Grilo

7 comentários:

Anónimo disse...

Não sou apoiante do movimento,mas pela frontalidade pela honestidade e pela coragem de dar a cara pelas ideias que defedem os meus parabens .Pudessem outros "Movimentos"gabar-se do mesmo e quem teria a ganhar seria a democracia no nosso Concelho.

Anónimo disse...

NUNCA É DEMAIS ESTES ESCLARECIMENTOS ! TODO O BOATO QUE SURGE, TODA A INQUETAÇÃO TEM UMA RAZÃO DE SER, O INCOMODO. O INCOMODO QUE ESTA CANDIDATURA ESTA A CAUSAR, DESDE QUE ME LEMBRE NUNCA NO NOSSO CONCELHO TINHA HAVIDO TANTA AGITAÇÃO EM TORNO DAS ELEIÇÕES, ISTO SO MOSTRA QUE AS PESSOAS ESTÃO INSATISFEITAS, QUE QUEREM MUDAR E ACIMA DE TUDO QUEREM FAZER PARTE INTEGRAL DESSA MUDANÇA. JOÃO GRILO, CONTINUE ASSIM, A ESCLARECER TUDO A TODOS. E FORÇA

Anónimo disse...

Ora aqui está um exclarecimento digno de ser lido, com transparência e frontalidade.

Este é o homem que eu quero ver á frente desta Camara, este é o homem que eu conheço, ninguém é perfeito, mas, digamos que é quase, no que respeita a seriedade, frontalidade e respondendo ao povo, exclarecendo.

Não como o presente executivo, que ignora todas as lamúrias do povo, descontentes com o seu acto de liderar este Município.

Parabéns Sr. Grilo, conte comigo e com muitos outros para o VOTO das eleições que se aproximam.

Be haja, a voz do silêncio, vai andando por cima de terra e torrões, que é só o que esta praça tem para nos oferecer.

FUI.

Anónimo disse...

A todas as pessoas que apoiam e simpatizam com o movimento para MUDAr, mesmo àquelas que ainda não se decidiram sobre a escolha de candidato para as eleições autárquicas de 11 de Outubro e o queiram fazer de plena consciência, há dois pormenoras muito importantes a ter em conta:
1º- Procurarem junto dos principais impulsionadores deste movimento independente todos os esclarecimentos e dúvidas que possam surgir. O que se esclarece no blogue é muito útil, mas nada como falar de viva voz com as pessoas... e as gentes do MUDA são pessoas de espírito livre, abertas ao diálogo e afáveis. A palavra sessão de esclarecimento voltou a estar na ordem do dia passados que são quase oito anos!
2º- As armas de arremesso político como o boato, a difamação e a injúria não deverão em caso algum fazer parte da batalha política do MUDA, seus apoiantes e simpatizantes. A melhor arma é a verdade dos factos e mostrar aos nossos adversários políticos a diferença para MUDAr a qualidade de vida de todos os cidadãos do Concelho do Alandroal. Acreditem, esse é o trunfo mais importante que temos nas nossas mãos. ESCLAREÇAM E ESCLAREÇAM-SE!!!

Carlos Galhardas

Anónimo disse...

Tens razão Carlos, mas!!!!!!!!!!!!!!!!


Eu não tenho dúvidas em relação ás pessoas que integram a equipe do movimento MUDA.

Mas, esclarecer-me!!!

Por agora fico por aqui, já os conheço, teem todo o meu apoio, mas só de longe.

O mais importante é o meu voto e esse tá garantido pro MUDA.

A minha cara vai permanecer na sombra, peço desculpa ao Movimento MUDA, mas não me atrevo a sofrer represálias.

Sei do que falo, Òh se sei.

A voz do silêncio, um dia falará.

Anónimo disse...

Tens razão Carlos, mas!!!!!!!!!!!!!!!!


Eu não tenho dúvidas em relação ás pessoas que integram a equipe do movimento MUDA.

Mas, esclarecer-me!!!

Por agora fico por aqui, já os conheço, teem todo o meu apoio, mas só de longe.

O mais importante é o meu voto e esse tá garantido pro MUDA.

A minha cara vai permanecer na sombra, peço desculpa ao Movimento MUDA.

Sei do que falo, Òh se sei.

A voz do silêncio, um dia falará.

Anónimo disse...

A dúvida é boa conselheira, faz-nos questionar, pensar e tomar a decisão mais acertada para chegarmos a uma certeza. Não tenham dúvidas... O esclarecimento serve para isso mesmo. Mas há pessoas que nunca têm dúvidas... Por esse motivo também ficam muitas decisões por esclarecer!

Carlos Galhardas