sábado, 1 de agosto de 2009

O QUE EU ACHO (3)...por Elso Balixa

…Para isso temos que compreender, para onde estamos nós a ir, para onde queremos ir e para onde vai o concelho: em toda a sua complexidade... Uma das nossas maiores qualidades que podemos portanto ter é sermos curiosos.

Por isto devemos reflectir muito bem e tentar compreender a mudança em toda a sua amplitude. Depois devemos recebê-la decididamente de braços abertos.
Como diz o provérbio: “Pensar devagar. Agir com rapidez”.
Façam isso, eu vou tentar fazer o mesmo.
Venho até vocês para anunciar algo que realmente já sabemos mas não nos damos conta da proporção que estes factos terão se não tomarmos as devidas precauções imediatamente.
Estamos em caos. O nosso concelho depara-se com falta de emprego, falta de ideias, falta de investidores, falta de confiança, falta de regras, falta de cultura, escândalos no núcleo do governo da autarquia, enfim as mais diversas formas de degradação de uma sociedade.
Para se governar o concelho hoje, o presidente não tem de fazer valer a sua posição, mas sim saber-se utilizar da democracia, e das ideias de todas as outras pessoas que os munícipes depositaram confiança há 4 anos atrás, e até de habitantes que nada tem em comum com o núcleo de poder na autarquia.
O próprio governo do nosso país segue o mesmo caminho, fazendo parcerias com empresas privadas que muitas vezes são de propriedade dos próprios participantes do governo.
O governo da nossa autarquia investe em tudo: viagens, festas, empreendimentos desnecessários, ou seja, investiu em tudo aquilo que não pode trazer retorno, não é o caso de saneamento básico e escolas públicas no ponto de vista deles, apenas tentam ludibriar o povo com promessas que caem no esquecimento. Não seria de obrigação de um político assinar um documento na frente dos meios de comunicação com suas metas para seu mandato? E não deveria ser expulso do seu cargo caso não demonstrasse a sua real capacidade de cumprir este documento?
Mas o poder instalado não permitirá mudanças!?
Escrevo este texto neste instante tentando desesperadamente fazer alguma coisa! Não é possível que não percebam que a situação nunca irá melhorar com nosso modo de governo ridiculamente enganoso, lento e cheio de artimanhas para atingir um só resultado a ser apresentado à população: O nada.
Podemos sim exigir um governo útil, podemos sim acabar com todo o sistema actual.
Existem várias soluções para o concelho, mas nenhuma delas é isolada, temos de parar com esta atitude mais que infantil de achar que os problemas dos outros não são nossos problemas, ou nós queremos esperar que os problemas se resolvam por si próprios?
Mas a solução não é só dar a cara por um movimento ou partido, seres humanos normalmente aprendem observando, aprendem pelo exemplo. O exemplo actual é o de políticos a “ safarem-se bem” todos os meses com os ordenadões, os euros de plástico a fundo perdido, não podemos esquecer também dos presidentes de junta que já ficaram viciados exactamente no mesmo, é assim até dizerem chega e depois renunciam ou acabam o mandato e simplesmente não lhes acontece nada. Vamos deixar que esta situação se prolongue até quando? Até quando morrermos? Até quando todas as famílias abandonarem a nossa terra.
Eu peço ao munícipes que parem para pensar somente por um instante num todo ao invés de si próprio. O que queremos para nós? Queremos ficar por aqui isolados de tudo e todos? Será que queremos trabalhar a semana inteira e quando resolvermos passear termos de ir até aos concelhos vizinhos? Ou no pior dos cenários, será que trabalharemos uma semana inteira?
A solução é simples e prática como estou a dizer, ganhou milhares e defraudou o povo... É condenado a sair.
Por que temos de ser complacentes com os devaneios com o dinheiro público?
Parem para pensar e parem de acreditar em tudo que lhe mostram. Este texto é apenas uma alfinetada nos vossos pensamentos, não é possível que nem com estímulos os munícipes não reajam!
Já escrevi o bastante para tentar abrir os olhos de algumas pessoas pelo menos, mas se não houver soluções para a maioria dos problemas aqui apresentados a validade deste texto pode chegar mesmo a zero. Para haver soluções temos de MUDAr esta politica.
Obrigado.

13 comentários:

Anónimo disse...

Ò Elso andas a escrever bué.....

Mudas disse...

Bom escritor :)

Anónimo disse...

belos comentarios

Anónimo disse...

PARABENS A ELSO BALIXA
Será o sr professor Grilo que lhe dá as lições?

Anónimo disse...

Gostei muito do comentário Elso.
E se for o sr professor Grilo que lhe dá as lições, como refere o anónimo anterior.
Parabéns na mesma, pois revela ser um excelente aluno ;)
Ao menos que se aprenda com quem sabe ensinar.

Cumprimentos de mudança!

Anónimo disse...

Só para recordar, alguns "idiotas":

São todos iguais!

"Com o tempo foram vindo ao de cima divergências de opinião, princípios, valores e posturas entre mim e o Sr. João Nabais que se foram traduzindo numa progressiva dificuldade de trabalho conjunto.

Levarei o meu mandato até ao fim – nas condições que me forem permitidas – uma vez que foi esse o compromisso que assumi convosco e porque é com todos vós que está, e sempre esteve, a minha mais profunda lealdade."

Cumprimentos,

José F. Moreira

Anónimo disse...

E para que um idiota como tu abra os olhos... Se o homem não ficou, foi porque lhe foi impossivel ficar e nem sequer as minimas condições lhe deram para que isso fosse possivel! Ou tu és daqueles que acham que uma pessoa faz um comunicado desses e em seguida sai sem qualquer razão aparente?
As razões estão á vista de todos, só os tapadinhos é que não querem ver!
Então porque saiu o sr Galhardas, então porque é que o Manuel João teve de ser desviado? Fora os outros que não se sabe! São todos ruins? Ou será que todos sabem demais e tiveram que sair? Ou não têem condições para trabalhar e terão de procurálas noutro lado? Têem que tirar os tapa olhos e começarem a olhar para todos os lados... Força Prof. Grilo, agora com toda a papelada pronta eles até se deitam...

ASS: BA!!!

pergunto disse...

Não era suposto não haver comentarios abusivos? ou será só os que ofendem os MUDA, que não são colocados e chamados abusivos?

Pergunto

Anónimo disse...

não estão esquecidos do sr. Luís Rebocho que já foi encostado numa sala ao pé do Dino para não estar em contacto com os munícipes porque é candidato pela CDU.

Anónimo disse...

Vamos continuar a recordar (…)
Só o desenvolvimento económico:
Zona oficinal de Santiago; Zona Oficinal de Terena; reparar 1ª zona industrial; …atrair novos investidores; criar emprego; disponibilizar lotes infra-estruturados em todas as freguesias…

Afinal os vereadores não abandonaram o barco, o barco é que os abandonou a eles: foi ao fundo!

Carlos Gomes

JotaÉfe disse...

O Sr. Elso Balixa... Muito bem, olhe pergunte ao Sr. professor Grilo se for candidato o que faz ao ordenadão... dá aos pobres.
Presidente não é para todos, ser um mau politico é bastante fácil, ser bom politico é muito dificil. Queres milagres... Olha vai ler o que aconteceu a Vila Viçosa, por exemplo, bons politicos ficam fora do QREN?? Sabes o que dizem em Vila Viçosa?? Alandroal tem isto o outro e nós andamos a ver navios, cá queixam-se... Sabes aquele gajo o Sócrates... Se uma candidatura de um independente ganha as eleições a €torneirinha€ fechou... depois é que vez o que é bom. Que conhecimentos tem o professor grilo com os grandes nacionais?? Ou pensas que isto funciona como? Vives onde pá? Na lua? Não é só ter boa vontade e umas ideias. INFELIZMENTE isso não conta para nada, só quem tem padrinhos é que se baptiza, é a lei do mais forte, e digo novamente INFELIZMENTE, só depois de outro 25 de Abril é que se pode pensar nisso até lá fica a vontade de mudar, é bom ter oposição, mas não se pode ser só do contra como está a acontecer, estou com um pé no PS outro no MUDA, e sabes ó Elso, na hora da cruz só os rapazes como tu põe a cruz no MUDA porque as rapozas velhas como eu INFELIZMENTE, vai por nos partidos grandes... NOVAMENTE INFELIZMENTE, É O PAÍS QUE TEMOS

Anónimo disse...

O amigo JotaÉfe mais parece JotaÉne. Queres dizer que só vem dinheiro para o Alandroal com este presidente porque o PS lhe dá a mão e que é por isso que devemos apostar nele? Que tristeza de pensamento. Então e todas as câmaras PSD não funcionam? E as câmaras CDU que nunca estiveram do lado dos governos e funcionam bem?E o Redondo independente aqui ao lado? E quem te garante que é o PS que que fica no governo? E para que serve o dinheiro que o Alandroal recebe nas mãos deste presidente? As pessoas fazem a diferença aqui e em todo o lado. Abre os olhos,amigo!

AM disse...

O Sr (a) JotaÉfe tem alguma razão quando diz: "Que conhecimentos tem o professor grilo com os grandes nacionais?? Ou pensas que isto funciona como? Vives onde pá? Na lua? Não é só ter boa vontade e umas ideias. INFELIZMENTE isso não conta para nada, só quem tem padrinhos é que se baptiza, é a lei do mais forte, e digo novamente INFELIZMENTE, só depois de outro 25 de Abril é que se pode pensar nisso até lá fica a vontade de mudar...", no entanto, se pensarmos sempre assim nunca se muda, pois continuamos a alimentar este ciclo e a viver “mais do mesmo”, e não fazermos o que achamos correcto, o que o nosso interior, os nossos ideais, valores, como lhe queiramos chamar, nos aconselham …. Temos que sair deste ciclo… se o professor Grilo é o candidato perfeito? Possivelmente não! Pois não há homens perfeitos, logo dificilmente haverá presidentes ou políticos prefeitos. Neste momento acredito que é a pessoa certa para estar à frente do movimento certo, para afastar as pessoas com atitudes erradas….
Provavelmente mais uma sonhadora, mas como diz o poeta António Gedeão
…“Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança….”
De qualquer forma respeito a sua opinião prudente, pois revela, mesmo assim, termos algo em comum, a preocupação pelo nosso concelho….

Cumprimentos