segunda-feira, 2 de abril de 2012

NOTÍCIAS CMA



Vai Nascer a ASSERAL, Associação Empresarial da Região do Alandroal


As principais conclusões do I Encontro Empresarial do Alandroal – promovido em Dezembro último pela autarquia em colaboração com a CIP – apontaram para a necessidade e importância da criação de uma estrutura associativa de apoio aos empresários da região nas diferentes
áreas de actividade empresarial. A Câmara Municipal deu prioridade à mobilização de vontades para este fim.

Reunidos na passada sexta-feira, 30 de Março, numa sessão promovida pela câmara, empresários e investidores decidiram avançar para a criação da ASSERAL, Associação Empresarial da Região do Alandroal, que será formalmente constituída na primeira quinzena de Abril.

Estão já envolvidos alguns dos principais empresários locais, mas o objectivo é chegar a todos. A associação pretende envolver desde o pequeno comerciante ou agricultor até ao maior empregador privado do concelho – a ALANDAL – que já está confirmada como futura sócia. Os corpos sociais estão em formação, sendo certo que o Eng. Luís Bulhão Martins aceitou o convite para assumir a presidência da mesa da assembleia geral.

O Presidente da Câmara apelou ao envolvimento, desde o início, de todos os empresários do concelho, referindo que “só com uma acção concertada de todos os que escolheram o Alandroal para viver e investir poderemos transformar as grandes potencialidades do concelho numa realidade.”

João Grilo quis deixar claro que nem o presidente da câmara nem a câmara municipal farão parte da estrutura desta associação que será totalmente independente e formada por empresários e para empresários: “Criámos as condições, captámos investidores e mobilizámos os empresários para se unirem pelo crescimento dos seus negócios. A câmara estará cá para ajudar no que são as suas competências e para o desenvolvimento de projectos comuns. Sabemos que esta é a forma certa e segura de promover desenvolvimento económico do concelho e a criação de emprego, que são os nossos grandes objectivos enquanto autarcas.”

Para o autarca este é ainda o culminar de um trabalho de mais de dois anos “que não se vê” mas que é fundamental para retirar o concelho da estagnação económica em que sempre viveu e não é um fim em si mesmo, é ao mesmo tempo o início de um processo que vai seguramente dar frutos no médio e longo prazo. “Esta associação devia ter nascido há 20 anos e há 10 anos já era essencial. Está a nascer no momento mais difícil, mas acreditamos que vai ser um contributo importante para mudar o concelho para melhor.”

A associação vai apoiar os seus associados em diversas áreas como o acesso a fundos comunitários, o desenvolvimento de produtos, ou a formação profissional. Em parceria com a
Câmara Municipal está já prevista a criação de uma Área de Acolhimento Empresarial na actual Zona Industrial, que integra um Centro de Apoio Tecnológico às Empresas, e a criação de uma marca de qualidade para os produtos do concelho.
Fonte: Gabinete de Imprensa CMA

Sem comentários: