domingo, 20 de fevereiro de 2011

II MOSTRA GASTRONÓMICA DO PEIXE DO RIO


Intervenção do Presidente da Câmara, João Grilo, na cerimónia de abertura


É com enorme prazer que lançamos hoje a II Mostra Gastronómica do Peixe do Rio do Concelho de Alandroal.

Esta iniciativa emana da estratégia global que definimos para a promoção do concelho pelo que ele tem de genuíno, singular e irrepetível em qualquer outro lugar.

Nasceu da constatação óbvia da enorme riqueza e tradição gastronómica associada ao peixe do rio aqui existente e do modo como ela parecia adormecida como muitas outras riquezas deste concelho. Recordo que há um ano atrás, embora se comesse peixe do rio por todo o concelho, apenas um restaurante o tinha incluído na sua carta e o servia com regularidade.

Ora, esta tradição milenar estava apenas à espera de ser reavivada nas nossas mentes, gestos e palatos de modo a poder ser também partilhada com quem nos visita. Foi isso que a Câmara Municipal quis fazer.

Fizemo-lo em moldes diferentes do que é habitual neste tipo de certames, onde se tende a concentrar num só espaço a oferta gastronómica porque acreditamos no enorme efeito aglutinador que está associado a este modelo. Não queremos dinamizar apenas um espaço, queremos dinamizar um concelho. E queremos que o concelho se envolva no evento.

Este não é apenas um evento de promoção do concelho e da sua gastronomia. É também um importante momento para a dinamização económica de cerca de 30 micro e pequenas empresas: restaurantes, alojamentos, cafés, comerciantes de peixe, etc.

Aliás, o modo como estes empresários do concelho estão a aderir a esta iniciativa é para nós a melhor prova da sua importância. Em ralação à primeira edição, no ano passado, passámos de 8 para 13 restaurantes envolvidos. De 9 para 11 alojamentos. E mais três cafés na modalidade de petiscos, uma novidade deste ano.

Para este ano preparámos também um programa paralelo em torno do rio e do peixe. Quero destacar: A exposição “O Homem e o Rio”, que será por nós inaugurada daqui a pouco. As experiências culinárias, um ateliê de cozinha com o Chef António Nobre e um ateliê sobre “o vinho e o peixe do rio” com o enólogo Paulo Laureano. Um concurso de Pesca Desportiva em Juromenha. Um passeio pedestre “Em busca do Poejo”. E o grande momento de encerramento da mostra deste ano com uma “Caldeta para Todos” em Juromenha, que no fundo vão ser várias caldetas confeccionas como é tradição por alguns convidados de diferentes pontos do concelho. Portanto, razões não faltam para que todos encontrem uma forma de se envolverem neste evento.

Termino com um agradecimento aos Srs. Presidentes da ERT e do Pólo Turístico de Alqueva pela sua presença e pelo apoio que deram a esta iniciativa. A todos os restaurantes, alojamentos e cafés que participam e dão corpo a este evento. A toda a minha equipa, eleitos, funcionários e colaboradores que trabalharam de forma exemplar na preparação deste evento.

Deixo o convite para que nos acompanhem na inauguração da exposição na sala aqui ao lado e para que todos nos acompanhem num pequeno roteiro por alguns dos restaurantes aderentes logo de seguida.

Muito obrigado a todos

1 comentário:

Anónimo disse...

Mesmo com o engano da Maria ao referir Robalo, que penso todos perceberam ser um lapso, foi um bom exemplo para se ouvir falar no Alandroal: II Mostra Gastronómica de Peixe do Rio. Fomos falados, e por boas razões!
Parabéns à Câmara Municipal do Alandroal por dar continuidade a este evento e a todos os restaurantes do Concelho que aderiram à II Mostra Gastronómica de Peixe do Rio.