Seguir por Email

quarta-feira, 26 de junho de 2013

NOTÍCIAS CMA


Num momento forte de afirmação da identidade cultural do Concelho….

Alandroal regressa à época romana com a III edição do «Festival Terras do Endovélico»

Nesta terceira edição do «Festival Terras do Endovélico», a decorrer de 5 a 7 de Julho, o Alandroal vai recuar 2000 anos no tempo e o interior do Castelo da sede do Concelho, recentemente requalificado, servirá de cenário a recriações históricas com a cor, os sons e a animação de alguns momentos marcantes da vida na “Lusitânia Romana nos Tempos do Endovélico”.

Assim logo no dia 5 de Julho pelas 22h, também no Castelo, está prevista a estreia do documentário “Por Terras do Endovélico”, do famoso realizador José Meireles, dedicado ao património arqueológico, cultural e etnográfico do concelho, projecto financiado por fundos comunitários e com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

Ao longo dos três dias irá ainda decorrer, no Fórum Cultural Transfronteiriço do Alandroal, o Congresso Científico «Por Terras do Endovélico – Território e Cultura, Caminhos da Identidade» que irá juntar investigadores nacionais e internacionais e todos os interessados na temática.

Em paralelo com o Congresso e também no Fórum Cultural Transfronteiriço, é apresentada uma exposição de peças originais do espólio do Endovélico, encontradas em S. Miguel da Mota (Terena) as quais integram neste momento as colecções do Museu Nacional de Arqueologia, parceiro do Município neste Evento.

No decorrer do Congresso e com entrada aberta a todos os interessados será apresentada  a obra «O Tempo dos Deuses – A Nova Carta Arqueológica do Alandroal», (dia 6 às 12h30), e também o projecto do «Centro de Interpretação do Endovélico”, no (dia 7 às 12h00), que a Autarquia pretende construir em Terena e que constituirá o futuro Museu dedicado a esta divindade pré-romana.

Visitas guiadas à Rocha da Mina e a S. Miguel da Mota, completam um programa onde a cultura, a ciência, a gastronomia e as tradições locais se misturam com o imaginário do Endovélico, num dos momentos mais fortes da afirmação da identidade cultural do Concelho.

Destaque ainda para o concerto do fadista “Camané”, no sábado à noite, a decorrer no interior do castelo (entrada livre). Para mais informações pode consultar a página de internet do Município de Alandroal, em www.cm-alandroal.pt ou, em alternativa, utilizar os telefones 268 440 040 e 268 440 045.

 
Fonte: Gabinete de Imprensa C.M.A.

Sem comentários: