Seguir por Email

terça-feira, 11 de junho de 2013

NOTÍCIAS CMA


Aprovado Estudo Prévio do Centro Interpretativo do Endovélico

Futuro Museu Ficará Localizado em Terena

 

Por proposta do presidente, o Município do Alandroal aprovou por unanimidade, na última sessão de câmara, o estudo prévio de arquitectura para o futuro “Centro Interpretativo do Endovélico”, espaço museológico dedicado a esta divindade com importante culto local no período romano.

Embora o seu núcleo principal venha a ser dedicado ao Endovélico e à herança cultural do período que representa, o museu terá espaço para todo o património cultural e etnográfico do concelho, será bastante interactivo com o recurso a novas tecnologias e muito vocacionado para visitas de crianças e jovens.

O museu ficará localizado em Terena num local com fáceis acessibilidades e extraordinário enquadramento histórico, a poucos quilómetros do monte de S. Miguel da Mota, único local onde esta divindade teve templo e culto conhecido, mas com uma influência que se estendia até Mérida, capital da Lusitânia romana.

O projecto conta com uma estreita parceria com o Museu Nacional de Arqueologia, onde alguns dos achados de S. Miguel da Mota constituem o núcleo principal da ala dedicada às “Religiões da Lusitânia”. Da parceria fazem parte a partilha do espólio e o apoio científico à instalação do novo museu no concelho do Alandroal.

Este projecto será em breve apresentado ao público no âmbito do congresso científico que a câmara municipal vai dedicar ao tema integrado no Festival Terras do Endovélico, a decorrer de 5 a 7 de Julho.

Fonte: Gabinete de Imprensa C.M.A.

Sem comentários: