quarta-feira, 13 de março de 2013

NOTÍCIAS CMA


Alandroal: Município Candidata Novos Projectos de Valorização do Património do Concelho
A Câmara Municipal de Alandroal aprovou recentemente, em reunião ordinária, uma candidatura para restauro e conservação da Fonte Monumental da Praça da República de Alandroal, também conhecida como “Fonte das Bicas”.

O projecto tem como objectivos principais recuperar a estrutura da fonte, construir réplicas das duas estátuas que foram roubadas, implementar um sistema de circulação da água em circuito fechado, um sistema de iluminação cénica e ainda melhorar a drenagem de águas na zona circundante à fonte. A obra foi candidatada ao Proder, acção 3.2.1 – Conservação e Valorização do Património Rural – e tem um investimento próximo dos 85 mil euros, financiado a 60%.

Além disso, o Município de Alandroal tem já assegurado financiamento comunitário para a realização de um filme promocional dedicado à história, arqueologia, etnografia e cultura do concelho. O documentário, intitulado “Terras do Endovélico”, é da responsabilidade do reconhecido realizador José Meireles e será apresentado ao público em Julho, no Alandroal, por altura do congresso científico dedicado ao estudo desta divindade com culto pré-romano e romano exclusivo do concelho (São Miguel da Mota – Terena). O filme tem ainda o objectivo de dar suporte à candidatura do património etno-arqueológico do concelho a Património Europeu/Património da Humanidade.

Fonte: Gabinete de Imprensa C.M.A.

Sem comentários: