quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

NOTÍCIAS CMA


Alandroal e Olivença Assinaram Convénio de Colaboração

 
Os municípios de Alandroal e Olivença querem estabelecer “pontes” sólidas para o desenvolvimento conjunto dos dois territórios vizinhos, separados apenas pelo rio Guadiana, hoje Albufeira de Alqueva. O protocolo agora estabelecido, que visa o desenvolvimento de projectos e actividades de interesse público comuns, foi assinado na presença de um conjunto alargado de empresários dos dois concelhos e incide sobre as áreas das actividades económicas e empresariais, da cultura, do turismo, de ambiente e da educação.

Com este acordo os dois municípios afirmam a sua vontade comum de criar sinergias de desenvolvimento e promoção conjunta dos seus territórios, ao abrigo dos acordos de cooperação estabelecidos entre Espanha e Portugal e na expectativa de ver os seus projectos financiados por fundos comunitários.

O presidente da câmara do Alandroal, João Grilo, afasta desta colaboração qualquer tipo de polémicas por questões históricas e afirma que “estamos no século XXI, integrados na União Europeia, num território com grandes potencialidades de desenvolvimento mas que tem sido sucessivamente esquecido pelo poder central, e que a nível local também sempre esteve fechado sobre si mesmo, e que está a sentir a crise como todo o país”.

O autarca afirma que, “neste contexto é inadmissível que não alarguemos horizontes, que não esgotemos possibilidades e que não o façamos em primeiro lugar com que está mesmo ao nosso lado e tem objectivos e propósitos idênticos”. Os empresários e as populações de ambos os concelhos não nos perdoariam se não estivéssemos empenhados neste propósito. E ainda bem que o estamos, porque os benefícios são para ambos os lados mas o Alandroal pode ter muito a ganhar com este processo que agora iniciamos.”
Um dos grandes objectivos imediatos é a criação de uma solução de travessia para pessoas e veículos entre Juromenha e Villareal, mas dos planos dos dois municípios fazem parte, por exemplo, a promoção turística conjunta dos dois territórios em Portugal e Espanha através de produtos turísticos específicos, a criação de eventos culturais realizados alternadamente nos dois concelhos e um programa de intercâmbios entre os agrupamentos de escolas e universidades seniores, entre outras iniciativas.
 
 
Fonte: Gabinete de Imprensa C.M.A.

Sem comentários: