Seguir por Email

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

NOTÍCIAS CMA


Ponte Velha de Terena Classificada Como Monumento de Interesse Público

 

O Governo português, através da secretaria de Estado da Cultura, classificou 40 edifícios e conjuntos arquitetónicos, em todo o país, como monumentos de interesse público, segundo portarias publicadas no Diário Da República, no passado dia 31 de Dezembro de 2012. A ponte velha da vila de Terena é um dos monumentos classificados.

A relação de monumentos classificados integra ainda imóveis, quintas de diversas épocas e estilos arquitetónicos, igrejas, capelas e pontes. O Castelo de Castro, no concelho de Amares ou o Teatro da Trindade, na Figueira da Foz, são exemplos de monumentos classificados no Norte e Centro do país. No sul, o destaque vai para a Ponte Velha de Terena, no concelho do Alandroal e para o Tanque Romano da Herdade do Correio-Mor, concelho de Elvas.

Construída em meados do século XVI, a Ponte Velha de Terena é hoje em dia uma das pontes históricas do Alentejo. Composta por seis arcos de volta perfeita com aduelas de cantaria de granito, apresenta talha-mares elevados acima do fecho dos arcos, assumindo função de contrafortes, a montante e jusante.

A Câmara Municipal de Alandroal congratula-se com esta decisão do Governo, que vem reforçar o reconhecimento sobre o rico património arquitectónico do concelho.
Fonte: Gabinete de Imprensa C.M.A.

Sem comentários: