terça-feira, 25 de setembro de 2012

NOTÍCIAS CMA


Novo Complexo Desportivo de Alandroal foi Inaugurado

As associações do concelho de Alandroal, equipas de futebol e população em geral já têm disponível um local com boas condições para a prática desportiva. Trata-se do Complexo Desportivo de Alandroal, que foi inaugurado no passado dia 22 de Setembro, com a participação de centenas de munícipes. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Coutada e do Director Regional do Desporto e Juventude, João Araújo.

João Araújo salientou a “importância que esta infraestrutura pode ter como factor de desenvolvimento social e económico”, mas ressalvou que “isso só pode ser conseguido através do envolvimento dos agentes locais, como as escolas e associações”. Prova de que esse trabalho já está ser feito é o facto de ao longo do dia terem passado pelo novo relvado de Alandroal várias equipas de futebol do concelho, com destaque para as equipas de formação do CCD Terena e Associação Desportiva e Cultural de Santiago Maior. Numa primeira fase vão utilizar o relvado as equipas de futebol do CCD Terena, Associação Alandroal United, Santiago Maior e Rosário, além do Clube de Rugby de Juromenha, que vai também iniciar no Alandroal os escalões de formação neste desporto.

O Vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Coutada, referiu que se “trata realmente de um equipamento moderno e bem equipado, que vem proporcionar à população de Alandroal condições para a prática desportiva, com um relvado sintético que obedece às mais recentes especificações, mas que tem custos de manutenção associados, como é óbvio”. João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal também alertou para os elevados custos de manutenção e funcionamento do equipamento que vão exigir muito rigor na utilização e, em alguns casos, que se aplique uma lógica de “utilizador-pagador”.

João Grilo confessou ainda que a conclusão desta obra lhe desperta sentimentos contraditórios. “Ter conseguido terminá-lo, e coloca-lo hoje à disposição dos clubes e da população do concelho no contexto difícil em que o município vive, é para nós motivo de grande alegria, e só foi possível graças ao grande empenho de todos: eleitos, técnicos e colaboradores da câmara municipal.” Por outro lado, salientou que foram gastos mais de 2 milhões de euros nesta obra, dos quais apenas 675 mil foram financiados por fundos comunitários, uma vez que, devido ao excesso de endividamento, o município está impedido de aceder a crédito bancário. Esta obra foi sendo paga com sacrifício de outras necessidades e tendo que deixar para trás outras obras. Se a opção tivesse passado pelo aproveitamento do campo já existente – como fizeram os municípios vizinhos em iguais circunstâncias – teria sido possível poupar mais de um milhão de euros para outros investimentos.
 
Fonte: Gabinete de Imprensa C.M.A.

domingo, 23 de setembro de 2012

Inauguração do Complexo Desportivo de Alandroal


Intervenção do Presidente da Câmara, João Grilo:


Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal,
Exmo. Sr. Director Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. João Araújo, em representação do Sr. Secretário de Estado do Desporto e Juventude e do Sr. Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude,
Exmo. Sr. Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Sr. Carlos Coutada,
Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz,
Srs. Vereadores, Srs. Presidentes de Junta e restantes autarcas,
Exmos. Srs. representantes dos clubes dos concelhos vizinhos,
Restantes convidados,
Dirigentes desportivos do concelho e atletas,
Minhas senhoras e meus senhores,
Caras amigas, caros amigos,

 É habito em inaugurações dizer-se maravilhas da obra em causa. Não vai ser o caso hoje.
Podíamos dizer que está muito bonito, que a vista é magnífica...mas ainda ficava muito por dizer.
É difícil explicar o que passa pela cabeça de um presidente de câmara na minha
circunstância quando tem que escrever umas linhas sobre num momento como este.
Os sentimentos são contraditórios e por detrás da alegria de ver concluído um grande objectivo, fica a angustia de saber tudo o que poderia ser diferente.

Quando iniciámos funções, em 03 de Novembro de 2009, esta obra estava em andamento há  6 meses (Maio de 2009) sem um cêntimo pago ao construtor.
Para além disso, estava a ser executado um projecto muito diferente daquele que tinha sido aprovado para financiamento comunitário e que nem sequer estava aprovado na câmara municipal.
Nesse projecto, ficavam de fora aspectos tão importantes como as marcações para rugby e “futebol de 7”, ou o alargamento da vedação.
Assim, foi necessário interromper os trabalhos para fazer as possíveis alterações de modo a garantir o financiamento comunitário e a continuidade da obra.

Mais ainda, para esta obra seria necessário um financiamento bancário de um milhão de euros para fazer face à contrapartida nacional que nunca chegou a ser autorizado por causa do excesso de endividamento da autarquia.
Face às dificuldades financeiras da autarquia, e como é fácil de perceber, foi extremamente difícil encontrar os fundos necessários para compensar essa falta de financiamento e concluir a obra.
Mas ela aí está.

Mas voltemos atrás, ao início desta história porque, do meu ponto de vista, foi logo no início, na opção de localização e na filosofia do projecto, que se escolheram as piores opções.

A Câmara Municipal do Alandroal, à semelhança  dos concelhos vizinhos,  teve acesso a uma candidatura a fundos comunitários para construção do “Primeiro Relvado” sintético do concelho que incluía bancadas, iluminação e alguns arranjos exteriores. Nesta medida do POVT (Programa Operacional Valorização do Território) poderia beneficiar de um financiamento de até 675 mil euros, para um investimento total de 965 mil.

Neste cenário o que fizeram os concelhos vizinhos do nosso para ter um campo relvado com um mínimo de custos?
Redondo, Borba ou Estremoz adaptaram os campos de futebol existentes às características do programa e do financiamento.
Nenhum dos municípios vizinhos optou por construir  uma novo estádio de raiz.

Mas o Alandroal tinha que ser diferente. O Alandroal não podia simplesmente adaptar o antigo campo aproveitando os fundos comunitários. Não. O Alandroal tinha que se fazer “à grande” – tinha que se fazer, como se dizia na altura, “o segundo estádio de Braga”, escavado na rocha!

Pois bem. Quanto é que esta opção custou a mais a todos nós?
Só para começar, representou logo 145 mil euros não financiados pagos pelo terreno.
A seguir, mais 83 mil euros para o projecto, pago como novo, mas adaptado do de Freixo de Espada à Cinta.
Depois, precisou de mais 200 mil euros não financiados para terraplanagens.
Os estacionamentos e outros aspectos não financiados custaram mais 630 mil euros.
Ou seja, num custo total de obra de 2 milhões de euros, 675 mil são financiamento comunitário e 1 milhão e 325 mil são fundos próprios que a câmara não tinha!
Este é um rácio ruinoso para qualquer câmara!
No total, comprometeu-se com esta obra um milhão de euros a mais do que era possível e seria desejável.
Só para vos dar uma ideia, face às obras que temos por fazer, este milhão de euros dava para construir o Pólo Escolar de Terena,  o pavilhão gimnodesportivo da escola do Alandroal (que está sem financiamento) e ainda fazer campos relvados em Santiago Maior, Terena e Rosário – localidades onde existe prática desportiva regular e onde esta necessidade é cada vez mais sentida.
Mas em vez disso está aqui, enterrado debaixo dos nossos pés!
Por isso deixem-me ser claro:
Esta localização não seria a nossa opção.
Este projecto não seria o nosso projecto.
Não é assim que se gasta dinheiro público.
Mas como todos sabem, não podíamos voltar atrás.
Tentámos corrigi-lo no que foi possível, aproveitar o financiamento ao máximo e, com muito sacrifício, colocá-lo ao serviço da população da melhor maneira possível como é nossa obrigação de autarcas responsáveis.

Paradoxalmente, ao mesmo tempo que se projectava este complexo desportivo, desaparecia, por razões que são do conhecimento de todos, o futebol sénior na sede concelho.
Com a conclusão desta obra poderão voltar a emergir as vozes que defendem o regresso em força da modalidade nos moldes de antigamente.
Deixem-me que mais uma vez vos fale bem claro: embora lamente que se tenha chegado a tal ponto, não sinto, neste momento, essa pressão.
Penso que já todos percebemos que não há, nem vai haver nos próximos anos, dinheiros públicos que possam sustentar altos voos nesta matéria e é bom que os sonhadores assentem os pés na relva ou procurem financiamentos de outras formas.
Estaremos cá para  apoiar todas as ideias que tenham sustentabilidade associada, mas deixem-me dar-vos uma garantia: os poucos recursos da autarquia vão continuar a ser canalizados para a formação de jovens nas diferentes modalidades e para o futebol no seu estado mais amador.
Queremos desmultiplicar cada euro que é investido no desporto pelo máximo de praticantes locais possível.
Enquanto estiver nas nossas mãos, o dinheiro de todos nós não será usado para que joguem no Alandroal “profissionais” de fora do concelho.

Aproveito para deixar aqui um apelo à Federação Portuguesa de Futebol, na pessoa do seu vice-presidente, para que olhe para o momento dramático que vive o futebol dos escalões jovens e o futebol amador face às dificuldades das autarquias e das empresas em canalizar recursos para apoiar estas modalidades.
Sejamos claros, sem o apoio da autarquia não haveria neste momento no concelho do Alandroal, assim como em outros concelhos do país, qualquer actividade a este nível.
É por isso urgente encontrar novos modelos de financiamento destas modalidades. É preciso que o futebol profissional cumpra o seu dever social de apoiar a formação dos jovens.

Neste campo vão realizar-se os jogos do Campeonato do INATEL da equipa da Associação Alandroal United.
Neste campo vão jogar e treinar alguns dos escalões de formação do Centro de Cultura e Desporto de Terena.
Neste campo vai funcionar a escola de rugby do Clube de Rugby de Juromenha.
Neste campo, o Santiago Maior e o Rosário vão realizar alguns dos seus jogos e treinos.
Neste campo vão realizar-se torneios e encontros desportivos mobilizadores da prática desportiva e capazes de trazer visitantes ao concelho.
Neste campo, o agrupamento de escolas, as associações, os veterenos, os grupos de amigos – de forma organizada e devidamente regulamentada – vão poder fazer os seus jogos.
Parece-nos que esta já será uma excelente ocupação e rentabilização de um espaço que se quer de todos e para todos.
Não é preciso “inventar” mais nada!

E oxalá consigamos assegurar no futuro os recursos financeiros necessários aos funcionamento de todas estas actividades, já que os custos de manutenção de uma estrutura destas são muito elevados, como todos podem calcular.

Disponibilizar hoje à população esta obra – com todos os problemas que ela apresentava, sem o financiamento bancário que era esperado e no momento difícil que atravessamos – representa para todos nós uma grande vitória só possível graças à determinação e empenho dos eleitos, mas também ao trabalho sério, competente e rigoroso dos técnicos da autarquia, responsáveis pela totalidade do seu acompanhamento.

É graças a este esforço conjunto que estamos a concluir outras obras que herdámos com problemas semelhantes e que estamos também a lançar novas obras e a projectar muitas outras.

O Centro Escolar de Santiago Maior já está em funcionamento, a obra de Requalificação do Interior do Castelo do Alandroal está em andamento. Na próxima semana têm início as obras da creche de Santiago Maior e já está a decorrer o concurso público para a obra de Requalificação do Pólo Escolar de Terena. Só para vos dar alguns exemplos.

Mas no que a esta obra em concreto diz respeito ainda não podemos ficar por aqui. Há ainda lacunas a corrigir, e como todos podem constatar, a zona envolvente a este Complexo Desportivo, no lado que coincide com o acesso à vila, precisa agora de obras de requalificação que não estavam projectadas.
Já estamos a trabalhar neste projecto e vamos tentar aproveitar o espaço para criar mais um recinto desportivo onde seja possível praticar outras modalidades como o ténis, o basquetebol ou o futebol de 5.

Portanto meus amigos, e em conclusão, se soubermos aprender com os erros do passado, e porque é o futuro que nos interessa e motiva, podemos dizer que este é um dia de alegria.
Podemos dizer que é um dia de festa para as crianças, para os jovens e para todos os munícipes que vão a partir de hoje tirar partido desta infraestrutura.

Muito obrigado a todos.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

NOTÍCIAS CMA


Alandroal: Alunos do 1º Ciclo Voltaram a Ter Manuais Escolares Oferecidos Pela Autarquia

 Em mais um esforço para libertar o orçamento das famílias do concelho, a Câmara Municipal de Alandroal voltou a oferecer os manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo de ensino das escolas do concelho. Trata-se de uma medida que representa um investimento de cerca de 10.500 € e beneficia mais de 170 famílias.

A entrega dos manuais aconteceu nos passados dias 17 e 18 de Setembro e foi conduzida pelo Executivo da Câmara de Alandroal, que foi acompanhado pelo director do Agrupamento de Escolas de Alandroal. Numa altura em que as famílias vêm as suas dificuldades agravadas, esta medida assume uma importância fundamental, uma vez que permite libertar os seus orçamentos para fazer face a outras despesas mais urgentes.
 
Fonte: Gabinete de Imprensa C.M.A.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

NOTÍCIAS CMA


Complexo Desportivo de Alandroal Inaugurado Dia 22 de Setembro

 Depois de um grande esforço técnico e financeiro, o Município de Alandroal inaugura no próximo dia 22 de Setembro o Complexo Desportivo de Alandroal, equipamento que vem proporcionar aos munícipes do concelho a possibilidade de praticar desporto num recinto adequado, com todas as condições de conforto e segurança.

A cerimónia de inauguração tem início marcado para as 10:00 horas e vai contar com a participação de várias associações e equipas de futebol do concelho, da Banda do Centro Cultural de Alandroal e de várias crianças do concelho, que irão realizar uma simbólica largada de balões.

O programa da iniciativa contempla ainda a realização de jogos convívio entre as várias equipas do concelho, de uma aula de ginástica e de um lanche, onde toda a população pode participar. A Câmara Municipal de Alandroal convida toda a população a marcar presença na Inauguração do Complexo Desportivo de Alandroal e fazer parte deste importante momento para o concelho de Alandroal.

Fonte: Gabinete de Imprensa C.M.A.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

NOTÍCIAS CMA


Festas de Alandroal: Concentração das Actividades na Praça da República Foi Aposta Ganha

 Com um balanço global bastante positivo, o Festival da Juventude e Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição voltaram a encher a Praça da República, em Alandroal, com cor, luz, animação e muito público, apesar das alterações introduzidas devido à realização das obras de requalificação do espaço público do Castelo de Alandroal.

Embora com um orçamento ainda mais reduzido que em anos anteriores ficou provado que é possível organizar um conjunto de actividades diversificado e abrangente, que consiga uma larga afluência de público. Foi o que aconteceu na noite de sábado, com a Praça da Republica a voltar a encher-se de vida, desta feita para assistir ao espectáculo do conhecido Rouxinol Faduncho.

Como vem sendo hábito, os primeiros dias das festividades, 30 e 31 de Agosto, foram dedicados aos mais jovens, com as actividades desportivas, a animação nocturna, os concertos e as garraiadas a estarem em evidência. Também a colaboração do RC 3 de Estremoz se revelou um momento interessante, com muita participação, especialmente por parte do público mais jovem, que aproveitou para aprofundar o contacto com a realidade militar.

Mas porque as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição são muito mais que apenas concertos e espectáculos, os bailes tradicionais, o artesanato ou as tasquinhas com petiscos tradicionais também estivem em destaque, com a colaboração de várias associações locais.

O Município de Alandroal entende que o actual modelo de festas, que tem vindo a aperfeiçoar ao longo deste mandato, com a concentração das actividades no local que tradicionalmente as deve acolher – a Praça da República – e com ofertas para todos os tipos de público, funciona e é mais equilibrado do ponto de vista logístico e financeiro. Por isso mesmo, garantimos que continuaremos a aperfeiçoar este modelo, envolvendo todos os agentes locais e procurando as soluções mais equilibradas em termos financeiros.    
 
 
Fonte: Gabinete de Imprensa CMA