terça-feira, 31 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS CMA



Autarquia lançou “Guia Prático do Munícipe”

Se está a pensar dar início a um
processo de obra, junto da Câmara Municipal de Alandroal, saiba que já tem
disponível um “Guia Prático do Munícipe”, documento que pretende esclarecer
detalhadamente todos os procedimentos que devem ser tomados em consideração
aquando da realização de obras. O documento está disponível no Balcão Único do
Município e pode ser descarregado da página de internet da Autarquia, em http://www.cm-aladroal.pt/.
Na prática, este guia vem dar
resposta às solicitações mais frequentes dos munícipes, simplificando assim os
procedimentos burocráticos e aumentando a eficiência dos serviços. Ao mesmo
tempo, o documento dá também a conhecer os principais procedimentos para a
realização de obras de edificação, circuitos internos, prazos legais,
documentação e outras questões a ter em linha de conta.
Com a publicação deste documento, o Município
de Alandroal pretende dar continuidade a uma política de modernização
administrativa que agilize procedimentos e que permita uma maior transparência
na aprovação ou tramitação dos processos em curso, com o objectivo último de
permitir aos munícipes um maior conforto, facilidade e rapidez nos seus
processos.
Importa ainda referir que o documento
será constantemente actualizado, em função das alterações legislativas ou
regulamentares que venham a acontecer, permitindo assim ao munícipe dispor de
um documento sempre actualizado. De forma a tornar o documento ainda mais
completo e abrangente poderá fazer-nos chegar as suas sugestões através do
e-mail cm-alandroal@mail.telepac.pt, ou através do nosso Balcão Único de
Atendimento.
Fonte: Gabinete de Imprensa CMA

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS CMA


Sessão Pública De Divulgação: Medidas De Apoio Ao Investimento - PRODER

A Câmara Municipal de Alandroal e o Lar Cantinho Amigo de Santiago Maior, no âmbito da execução dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, vão promover uma sessão pública para apresentação das medidas de apoio ao investimento cujos avisos para apresentação de candidatura se encontram a decorrer até dia 29 de Fevereiro ou 7 de Março, conforme as
acções. A sessão realiza-se no próximo dia 30 de Janeiro, no Auditório do Edifico Sede do Município, pelas 17:30 horas.

Neste 3.º concurso podem ser apresentadas candidaturas para criação ou desenvolvimento na exploração agrícola, de actividades económicas de natureza não agrícola, como empreendimentos de turismo de habitação e de turismo em espaço rural (agro-turismo e casas de campo), parques de campismo e caravanismo, turismo de natureza; criação e ou desenvolvimento de empresas; criação ou desenvolvimento de produtos turísticos, nomeadamente ecoturismo, enoturismo, turismo associado à caça e pesca; projectos para a valorização do património rural e ambiental e para a preservação e recuperação de práticas e tradições culturais; e serviços de apoio à infância, acompanhamento domiciliário a idosos e pessoas com deficiência.

Os beneficiários podem ser pessoas singulares ou colectivas de direito privado, microempresas, autarquias locais, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ou instituições
legalmente equiparadas, e organizações não governamentais (ONG). Durante a sessão serão aprofundadas estas informações ao nível do tipo de despesas, documentação e condições necessárias para apresentação de candidatura. Poderá, ainda, ficar a conhecer as exigências ao nível do licenciamento de certas actividades económicas e o tipo de apoio que a Câmara Municipal e os respectivos parceiros poderão prestar em todo este processo. Participe!
Fonte: Gabinete de Imprensa CMA

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS CMA



Município Apoia Banco Alimentar na CampanhaPapel por Alimentos


A Câmara Municipal de Alandroal associou-se à Campanha “Papel por Alimentos”, promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome, em conjunto com várias entidades e instituições com
responsabilidades sociais.

Com início marcado para a próxima semana, a campanha “Papel por Alimentos” vai acontecer em simultâneo em todo o território nacional e tem preocupações ao nível ambiental e social.
“Papel por Alimentos” é uma campanha que pretende incentivar a população a entregar o seu papel usado em pontos de recolha do Banco Alimentar, para que depois seja trocado por alimentos.

Esta acção vai ser desenvolvida em parceria com a Quima, empresa de recolha e recuperação de desperdícios, que por cada tonelada de papel recolhido vai entregar ao Banco Alimentar o equivalente a 100 euros em alimentos, indicados pela Federação Portuguesa dos Bancos
Alimentares.

A Câmara Municipal de Alandroal vai disponibilizar dois contentores azuis, de 800 litros de capacidade, para fazer a recolha do papel usado. Os contentores ficarão localizados no átrio da entrada do Edifício Sede do Município (entrada da Rua da Mata) e no Fórum Cultura de Alandroal. Os serviços do Município farão depois o encaminhamento do papel recolhido para a delegação de Évora do Banco Alimentar Contra a Fome. A colaboração de todos é essencial para o sucesso desta acção, portanto, não deixe do colocar o seu papel usado nos locais indicados.

De referir que esta campanha se integra num ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor. Todos temos um importante papel a desempenhar na sociedade, no sentido de a tornar mais justa, e esta é uma oportunidade única para fazer. Colabore!

Fonte: Gabinete de Imprensa CMA

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS CMA



Música Clássica Em Destaque No Alandroal

O Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal recebe no próximo dia 28 de Janeiro, pelas 21:30 horas, um Recital de Piano com o artista local José Leitão, que promete surpreender o
público com interpretações de temas de Chopin, Beethoven ou Rachmaninoff.

José Leitão iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade. Aos 12 anos ingressou na Academia de Música de Elvas, tendo finalizado o 8º grau de instrumento no ano de 2010. Actualmente frequenta o curso de Música (ramo de interpretação), na Universidade de Évora.

Durante a sua formação musical o artista fez parte de vários agrupamentos musicais. No ano de 2008 particiou no evento “Concertos de Primavera”, em Elvas, onde realizou um recital em conjunto com o Maestro António Vitorino D’Almeida. Já em 2011 fez o seu primeiro recital a solo, no Auditório de São Mateus, também na cidade de Elvas. No mesmo ano participou ainda na estreia da 9ª Sinfonia de Beethoven com a Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa, na Aula Magna. Neste concerto foi dirigido pelo Maestro e Compositor Christopher Bochmann.

Durante a sua vida profissional frequentou vários cursos de aperfeiçoamento musical com
pianistas de renome internacional. Sara Davis Buechner e Christopher Bochmann são apenas dois exemplos. Actualmente o artista é professor na Ensemble de Montemor-O-Novo e pianista na Orquestra Planície de Redondo.

A Câmara Municipal de Alandroal convida-o a assistir a este concerto inédito, onde o artista alandroalense vai dar a conhecer ao público da casa toda a sua mestria ao piano.

Fonte: Gabinete de Imprensa da CMA

sábado, 21 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS CMA


Câmara de Alandroal Aderiu ao Projecto "AlterCExA"

Tendo como principal objectivo a promoção e utilização das fontes de energia renováveis, como forma de redução das alterações climáticas, a Câmara Municipal de Alandroal aderiu ao “AlterCExA”, projecto conjunto de oito entidades Portuguesas e Espanholas, que resultou numa candidatura ao POCTEP – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha.

Na prática, o projecto pretende desenvolver e aplicar um conjunto de medidas que potenciem a utilização das fontes de energia renováveis nas regiões do Alentejo e Estremadura espanhola. A Identificação e promoção das melhores técnicas e avanços na investigação em matéria de energias renováveis, a criação de uma estrutura de estudo e divulgação de investigações em energias renováveis, a identificação e quantificação dos recursos energéticos locais, ou ainda a dinamização de medidas de apoio para a valorização energética dos recursos locais, são algumas das medidas previstas no âmbito deste projecto.

No caso do Município de Alandroal, e no curto prazo, está prevista a realização de diagnósticos energéticos a dois edifícios/infra-estruturas municipais (Piscinas Municipais e Edifício Sede do Município), com o objectivo de identificar as situações onde é possível melhorar a eficiência energética através do recurso às energias renováveis. Numa fase posterior, os resultados do diagnóstico serão utilizados numa candidatura a fundos comunitários para colocar em prática as medidas necessárias para melhorar a eficiência energética destes dois edifícios. Para a Câmara Municipal de Alandroal esta medida assume uma grande importância, uma vez que permite ao concelho manter-se na linha da frente em termos de práticas ambientais, por um lado, e reduzir os custos operacionais em dois edifícios fundamentais no concelho, por outro lado.

Fonte: Gabinete de Imprensa da CMA