quarta-feira, 14 de novembro de 2012

NOTÍCIAS CMA


Alandroal: Secretário de Estado da Agricultura Visitou Perímetro de Rega do Lucefécit

 A Associação de Beneficiários do Lucefécit recebeu, na tarde do dia 9, a visita do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, momento em que procurou sensibilizar este governante para os problemas que existem neste momento no seu perímetro de rega.

Apesar de em anos normais passar pela barragem água suficiente para a encher seis vezes, a sua capacidade de armazenamento é limitada e não garante a água suficiente para dar resposta a todas as necessidades num ano de seca – como aconteceu esta ano – e tem vindo a acontecer ciclicamente.

A frequente falta de água condiciona o desenvolvimento das culturas e impede a expansão do perímetro de rega. Os agricultores desta associação têm vindo a bater-se por uma solução que passa pela ligação a Alqueva de modo a permitir a bombagem de água para o Lucefécit, em particular, em anos de seca. Esta solução permitiria aumentar a produtividade, assim como o próprio perímetro de rega em cerca de 500 hectares.

Os agricultores são acompanhados nesta pretensão pelo presidente do município, João Grilo, que acompanhou a visita e que salientou que temos agora a oportunidade de corrigir o “erro histórico” de não se ter incluído o Lucefécit na primeira fase das infraestruturas de apoio ao regadio de Alqueva.

O autarca salientou a boa colaboração que tem existido entre o município e esta associação que se traduz no desenvolvimento de projectos conjuntos, nomeadamente, numa parceria para electrificação de cerca de 30 explorações agrícolas do perímetro do Lucefécit.
 
Fonte: Gabinete de Imprensa C.M.A.

Sem comentários: