sexta-feira, 15 de junho de 2012

NOTÍCIAS CMA

Alandroal: Obra de Requalificação do Castelo Já Arrancou

 A montagem dos estaleiros de apoio, que começou no passado dia 5 de junho, marcou o início da obra de “Requalificação do Interior e Iluminação do Castelo de Alandroal”. A intervenção pressupõe um investimento próximo dos 400 mil euros e será financiada a 85%, no âmbito do INALENTEJO, regulamento Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação. Os restantes 15% são assegurados por fundos próprios da autarquia.
A intervenção que agora se iniciou, e que tem por base um projecto de Manuel Aires Mateus, um dos mais conceituados arquitectos portugueses da actualidade, vai dotar o Castelo de Alandroal de todas as condições para acolher espectáculos de ar livre e outros eventos culturais e promocionais, que possam contribuir para a afirmação cultural do Alandroal aumentando a sua visibilidade exterior.
O espaço público do Castelo, as portas de acesso e a iluminação do monumento serão os principais focos da intervenção, que deverá ter o menor impacto possível, de modo a dignificar o imóvel sem o descaracterizar.
O presidente da autarquia, João Grilo, encara esta obra, totalmente projectada neste mandato, como “um primeiro passo concreto e significativo na política de requalificação e dinamização do património arquitectónico e monumental do concelho, factor que encerra grande potencial e desenvolvimento e que nunca foi uma prioridade no passado”.
De referir que a Câmara Municipal está também a trabalhar, em parceria com o IGESPAR e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, no desenvolvimento de um Plano Estratégico para o Castelo de Alandroal, documento que tem como objectivo enquadrar futuras intervenções ainda necessárias, como por exemplo, a reabilitação do caminho de ronda.


Fonte: Gabinete de Imprensa CMA

Sem comentários: