sexta-feira, 1 de junho de 2012

NOTÍCIAS CMA


Alandroal: Cantina Social Disponível a Partir de Dia 4 de Junho 

O concelho de Alandroal vai passar a disponibilizar o serviço de Cantina Social, já a partir do próximo dia 4 de Junho, fruto de um protocolo estabelecido entre a Segurança Social e o Lar Cantinho Amigo, de Santiago Maior, no âmbito do programa de Emergência Alimentar.

O protocolo estabelecido com a Segurança Social prevê que seja servido um máximo de 65 refeições diárias, com o custo simbólico de 1€, e que poderão ser consumidas no Lar Cantinho Amigo ou levadas para casa. Devido às características geográficas e demográficas do concelho de Alandroal, a Segurança Social entendeu que o Lar Cantinho Amigo seria a instituição com as melhores condições para arrancar com o projecto, uma vez que está localizado na freguesia com o maior aglomerado populacional. 

Numa primeira fase, que terá a duração de três meses, a Cantina Social, que se destina essencialmente aos idosos e a famílias com baixos rendimentos ou afectadas pelo desemprego, estará disponível apenas na freguesia de Santiago Maior. No entanto, numa segunda fase, e com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal, toda a população do concelho poderá beneficiar deste serviço.

Todos aqueles que desejem candidatar-se a esta medida devem entrar em contacto com o serviço local da Segurança Social de Alandroal, Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal, Lar Cantinho Amigo, Santa Casa da Misericórdia, Centro Social e Paroquial de Alandroal, Associação para Protecção dos Idosos de Terena (APIT) e Agrupamento Vertical de Escolas, que fará a sinalização e encaminhamento das crianças que possam precisar deste apoio.    

O processo de implementação da Cantina Social no concelho de Alandroal tem vindo a ser preparado em articulação entre a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e as Instituições de Solidariedade Social e com o serviço local da Segurança Social de Alandroal. Estas entidades estão a reunir entre si, assinalando as situações mais prioritárias e garantindo que não existirá uma duplicação dos apoios que já estão no terreno, nomeadamente do Regulamento de Apoio aos Estratos Sociais Desfavorecidos da Câmara de Alandroal.

Sendo a área da Acção Social uma das principais prioridades do actual executivo, esta medida reveste-se de especial importância e vem complementar as respostas que o Município já tem no terreno.

Fonte: Gabinete de Imprensa CMA

Sem comentários: