Seguir por Email

quinta-feira, 17 de maio de 2012

NOTÍCIAS CMA

Vilas de Alandroal e Redondo Acolhem Fórum Internacional Sobre Ocupação Romana na Península Ibérica

O Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal recebe, no próximo dia 25 de Maio, uma reunião científica subordinada ao tema “As Paisagens da Romanização: Fortins e Ocupação do Território nos Séculos II a.C. - I a.C.”. Organizada em conjunto pelo Instituto Arqueológico de Mérida e pelos Município de Redondo e Alandroal, a iniciativa contará com a presença de alguns dos mais reputados cientistas e investigadores internacionais.
Joey Williams, Gerald Grabherr, Barbara kainrath, Félix Teichner, Carlos Fabião, Pedro Carvalho, Rosa Otero Béjar ou Jorge Morín de Palos, são apenas alguns dos cientistas e investigadores que vão participar neste Fórum Científico, que tem o seu início no dia 24 de Maio, pelas 10:00 horas, na Enoteca de Redondo. Os debates continuam no dia 25, no Fórum Cultural de Alandroal, igualmente pelas 10:00 horas. Neste dia haverá ainda lugar para uma visita de trabalho ao sítio arqueológico dos “Castelinhos do Rosário”. 
Ao longo dos dois dias os investigadores irão abordar vários temas relacionados com a Ocupação Romana na Península Ibérica, com o objectivo de contribuir para o aprofundamento do conhecimento existente sobre este tema. “Consolidação da presença romana no território centro alentejano: fortificação e povoamento no séc. I a. C.” e “O Exército Romano: conquista, controlo e reorganização do território peninsular em época republicana”, são exemplos de temas que serão abordados pelos oradores durante o encontro.
O Município Alandroalense tem dedicado especial atenção às questões relacionadas com a arqueologia e história do concelho, pelo que se congratula por poder acolher um evento desta envergadura, que trará ao Alandroal alguns dos melhores especialistas internacionais nesta matéria. Exemplo disso é o facto de já ter garantido para este ano uma nova temporada de escavações no sítio arqueológico da “Rocha da Mina”, onde no passado ano foram feitas importantes descobertas.

Fonte: Gabinete de Imprensa CMA

Sem comentários: